PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

terça-feira | 11h00 – 12h30

Atividade para promoção da literacia digital e computação. Pretende mostrar que a programação está ao alcance de todos e explorar de forma divertida algumas noções fundamentais de programação: ciclo, decisão condicional, erros de lógica em processamento computacional de informação.

LIGAÇÃO AOS CURRÍCULOS ESCOLARES

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

 

Domínio: Comunicar e Colaborar

  • Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital (um texto, um vídeo, uma apresentação, entre outros);
  • Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.

 

Domínio: Criar e Inovar

  • O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, sendo capaz de: Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano.
  • Identificar e compreender a utilização do digital e o seu potencial na compreensão do mundo que os rodeia;
  • Compreender a importância da produção de artefactos digitais;
  • Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos;
  • Identificar e resolver problemas matemáticos simples, com apoio em ferramentas digitais;
  • Criar algoritmos de complexidade baixa para a resolução de desafios e problemas específicos;
  • Distinguir as características, funcionalidades e aplicabilidade de diferentes objetos tangíveis (robôs, drones, entre outros);
  • Resolver desafios através da programação de objetos tangíveis.

sexta-feira | 11h00 – 12h30

Sessão de construção e programação de pequenos robôs da Lego, para resolverem problemas/desafios. Os alunos são convidados a usar pensamento matemático e computacional para desenharem protótipos, programarem e avaliarem a eficácia de propostas de engenharia, de modo a fazerem mover um veículo espacial em Marte.

LIGAÇÃO AOS CURRÍCULOS ESCOLARES

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

 

Domínio: Criar e Inovar

O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, sendo capaz de: Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano.

  • Identificar e compreender a utilização do digital e o seu potencial na compreensão do mundo que os rodeia;
  • Compreender a importância da produção de artefactos digitais;
  • Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos;
  • Identificar e resolver problemas matemáticos simples, com apoio em ferramentas digitais;
  • Criar algoritmos de complexidade baixa para a resolução de desafios e problemas específicos;
  • Distinguir as características, funcionalidades e aplicabilidade de diferentes objetos tangíveis (robôs, drones, entre outros);
  • Resolver desafios através da programação de objetos tangíveis.

 

Domínio: Comunicar e Colaborar

  • Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital (um texto, um vídeo, uma apresentação, entre outros);
  • Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.