HISTÓRIA COM CIÊNCIA

terça-feira | 14h00 – 15h30

A partir da narração de uma história, explora-se o texto (interpretando, resumindo, recontando) e aflora-se a importância dos sistemas do nosso organismo, das células sanguíneas, suas funções-base. Pratica-se observação ao microscópio e fomenta-se um comportamento cívico interventivo.

LIGAÇÃO AOS CURRÍCULOS ESCOLARES

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE PORTUGUÊS

 

  • Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.
  • Planear, produzir e avaliar discursos orais breves, com vocabulário variado e frases complexas, individualmente ou em grupo.
  • Usar a palavra para exprimir opiniões e partilhar ideias de forma audível, com boa articulação, entoação e ritmos adequados.
  • Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados por histórias ou poemas ouvidos ou lidos.
  • Escrever relatos (com situação inicial, peripécias e conclusão), com descrição e relato do discurso das personagens, representado por meio de discurso direto e de discurso indireto.

 

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ESTUDO DO MEIO

 

  • Descrever, de forma simplificada (…) os sistemas (…) circulatório, (…) reconhecendo que o seu bom funcionamento implica cuidados específicos.
  • Reconhecer mecanismos simples de defesa do organismo.
  • Reconhecer a importância da evolução tecnológica para a evolução da sociedade, relacionando (…) soluções tecnológicas com diferentes necessidades e problemas do quotidiano (previsão/ mitigação da ocorrência de (…) –problemas de– saúde, (…).).
  • Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, (…) e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.