LABORATÓRIO

segunda-feira | 14h00 – 15h30

Atividade laboratorial para classificar materiais (sólidos e líquidos) em bons condutores e maus condutores (isoladores) da corrente elétrica e para montar circuitos elétricos com pilhas, interruptores e lâmpadas associadas em série e em paralelo.

LIGAÇÃO AOS CURRÍCULOS ESCOLARES

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ESTUDO DO MEIO

 

  • Comparar diversos materiais, por exemplo, através dos circuitos elétricos, indicando se são isoladores ou condutores elétricos, e discutir as suas aplicações, bem como as regras de segurança na sua utilização.

terça-feira | 9h30 – 10h30

Aula laboratorial sobre o meio marinho, em particular os invertebrados presentes no substrato móvel. Envolve: elucidação, observação à lupa eletrónica das características e funções dos principais grupos de invertebrados marinhos e reflexão sobre as consequências da atividade humana no oceano.

LIGAÇÃO AOS CURRÍCULOS ESCOLARES

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ESTUDO DO MEIO

 

  • Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza.
  • Reconhecer que os seres vivos se reproduzem e que os seus descendentes apresentam características semelhantes aos progenitores, mas também diferem em algumas delas.
  • Relacionar fatores do ambiente (ar, luz, temperatura, água, solo) com condições indispensáveis a diferentes etapas da vida das plantas e dos animais, a partir da realização de atividades experimentais.
  • Identificar os diferentes agentes erosivos (vento, águas correntes, ondas, precipitação, etc.), reconhecendo que dão origem a diferentes paisagens à superfície da Terra.
  • Distinguir diferentes formas de interferência do Oceano na vida humana (clima, saúde, alimentação, etc.).
  • Identificar plantas e animais em vias de extinção ou mesmo extintos, investigando as razões que conduziram a essa situação.
  • Reconhecer de que forma a atividade humana interfere no oceano (poluição, alterações nas zonas costeiras e rios, etc.).
  • Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.

quinta-feira | 11h00 – 12h30

Atividade laboratorial para montar diversos circuitos elétricos e fazer a sua representação usando simbologia universal. Estudam-se também os efeitos no brilho de uma lâmpada, resultantes da associação em série de diversos elementos de pilha.

LIGAÇÃO AOS CURRÍCULOS ESCOLARES

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ESTUDO DO MEIO

 

  • Comparar diversos materiais, por exemplo através dos circuitos elétricos, indicando se são isoladores ou condutores elétricos, e discutir as suas aplicações, bem como as regras de segurança na sua utilização.

sexta-feira | 9h30 – 10h30

Atividade, em grupo, em que os alunos partem para uma “viagem” cheia de desafios, a fim de explorarem aspetos geográficos, geológicos e biológicos da Ria de Aveiro. Os desafios permitirão aos alunos entender os motivos pelos quais a Ria de Aveiro é património natural e histórico-cultural.

LIGAÇÃO AOS CURRÍCULOS ESCOLARES

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ESTUDO DO MEIO

 

  • Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza.
  • Identificar os diferentes agentes erosivos (vento, águas correntes, ondas, precipitação, etc.), reconhecendo que dão origem a diferentes paisagens à superfície da Terra.
  • Reconhecer o modo como as modificações ambientais (desflorestação, incêndios, assoreamento, poluição) provocam desequilíbrios nos ecossistemas e influenciam a vida dos seres vivos (sobrevivência, morte e migração) e da sociedade.
  • Identificar plantas e animais em vias de extinção ou mesmo extintos, investigando as razões que conduziram a essa situação.
  • Utilizar representações cartográficas, a diferentes escalas (em suporte de papel ou digital), para localizar formas de relevo, rios, lagos e lagoas em Portugal.
  • Recolher amostras de rochas e de solos agrupando-as de acordo com as suas propriedades (cor, textura, dureza, cheiro, permeabilidade) e exemplificar a sua aplicabilidade.
  • Reconhecer e valorizar o património natural e cultural – local, nacional, etc.- identificando na paisagem elementos naturais (sítios geológicos, espaços da Rede Natura, etc.) e vestígios materiais do passado (edifícios, pontes, moinhos e estátuas, etc.), costumes, tradições, símbolos e efemérides.
  • Identificar um problema ambiental ou social existente na sua comunidade (resíduos sólidos urbanos, poluição, pobreza, desemprego, exclusão social, etc.), propondo soluções de resolução.
  • Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.