segunda-feira | 9h30 – 10h30
Apresentação da equipa responsável. Visita a todos os espaços onde decorrerá a Escola Ciência Viva.
segunda-feira | 10h30 – 11h00
Lanche
Atividade lúdica “Discoteca da boa educação”: Dinâmica que promove hábitos de boa educação.
segunda-feira | 11h00 – 12h30
Atividade laboratorial em que é abordada a importância de uma alimentação saudável e as principais macromoléculas e grupos de nutrientes presentes nos alimentos.
segunda-feira | 12h30 – 14h00
Almoço
Atividade lúdica “Mãos na massa”: Visita à Exposição “Mãos na massa” para exploração livre e divertida de diversos módulos interativos de ciência.
segunda-feira | 14h00 – 15h30
Atividade laboratorial para classificar materiais (sólidos e líquidos) em bons condutores e maus condutores (isoladores) da corrente elétrica e para montar circuitos elétricos com pilhas, interruptores e lâmpadas associadas em série e em paralelo.
terça-feira | 9h30 – 10h30
Aula laboratorial sobre o meio marinho, em particular os invertebrados presentes no substrato móvel. Envolve: elucidação, observação à lupa eletrónica das características e funções dos principais grupos de invertebrados marinhos e reflexão sobre as consequências da atividade humana no oceano.
terça-feira | 10h30 – 11h00
Lanche
Atividade lúdica Livre: Atividades escolhidas pelos alunos.
terça-feira | 11h00 – 12h30
Atividade para promoção da literacia digital e computação. Pretende mostrar que a programação está ao alcance de todos e explorar de forma divertida algumas noções fundamentais de programação: ciclo, decisão condicional, erros de lógica em processamento computacional de informação.
Domínio: Comunicar e Colaborar
Domínio: Criar e Inovar
O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, sendo capaz de: Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano.
terça-feira | 12h30 – 14h00
Almoço
Atividade lúdica “Jogos de tabuleiro”: Jogos diversos, promotores da resolução de problemas, de operações matemáticas e do desenvolvimento da memória e raciocínio lógico.
Atividade lúdica “Vamos dançar”: 15 min
Descrição: Os alunos acompanham uma música com gestos.
terça-feira | 14h00 – 15h30
A partir da narração de uma história, explora-se o texto (interpretando, resumindo, recontando) e aflora-se a importância dos sistemas do nosso organismo, das células sanguíneas, suas funções-base. Pratica-se observação ao microscópio e fomenta-se um comportamento cívico interventivo.
quarta-feira | 9h30 – 10h30
Atividade de projeto maker dedicada à construção, pelos alunos em grupo, de uma luminária, usando diversas técnicas tais como furar, cortar, soldar, colar a quente, desenhar e montar um circuito elétrico simples.
Programa de Estudo do Meio (Bloco 5, 4º Ano)
Manusear objetos em situações concretas (tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina fotográfica e de escrever, gravador, retroprojetor, projetor de diapositivos, lupa, bússola, microscópio…) .
quarta-feira | 10h30 – 11h00
Lanche
Atividade lúdica “Garrafinha de veneno”: Jogo em que um dos participantes enumera diferentes tipos de líquidos para conteúdo da garrafinha. Quando disser “garrafinha de veneno” irá apanhar um aluno para ser a próxima garrafinha de veneno.
quarta-feira | 11h00 – 12h30
Continuação da atividade “Arte e Ciência numa luminária”
quarta-feira | 12h30 – 14h00
Almoço
Atividade lúdica “Ora bolas!”: Realização de diferentes jogos utilizando bolas.
quarta-feira | 14h00 – 15h30
Viagem fictícia, num planetário, aos planetas do nosso Sistema Solar, para conhecer algumas das suas particularidades, observar constelações e verificar a importância da estrela polar na orientação. Esta atividade permite ainda conhecer outros processos de localização dos pontos cardeais (posição do Sol, bússola e tamanho da sombra); simular e compreender as consequências dos movimentos de rotação da Terra (sucessão dos dias e das noites) e da sua translação (estações do ano).
quinta-feira | 9h30 – 10h30
Aula para desmistificar ideias pré-concebidas sobre estes mamíferos, relevando a importância dos morcegos no equilíbrio dos ecossistemas e sensibilizando os alunos para a sua preservação (combatendo a noção de que os morcegos são perigosos e devem ser extintos: noção incorreta de boa parte da população).
quinta-feira | 10h30 –11h00
Lanche
Atividade lúdica livre: Atividades escolhidas pelos alunos.
quinta-feira | 11h00 – 12h30
Atividade laboratorial para montar diversos circuitos elétricos e fazer a sua representação usando simbologia universal. Estudam-se também os efeitos no brilho de uma lâmpada, resultantes da associação em série de diversos elementos de pilha.
quinta-feira | 12h30 – 14h00
Almoço
Atividade lúdica “Ímanes humanóides”: Desafio em que os alunos assumem o papel de íman e deverão, portanto, estabelecer diversos tipos de interações.
quinta-feira | 14h00 – 15h30
Atividade de resolução de problemas em grupo, envolvendo raciocínio e linguagem matemática, usando números (naturais e racionais não negativos) e operações diversas.
sexta-feira | 9h30 – 10h30
Atividade, em grupo, em que os alunos partem para uma “viagem” cheia de desafios, a fim de explorarem aspetos geográficos, geológicos e biológicos da Ria de Aveiro. Os desafios permitirão aos alunos entender os motivos pelos quais a Ria de Aveiro é património natural e histórico-cultural.
sexta-feira | 10h30 – 11h00
Lanche
Atividade lúdica “Quem é quem?”: Jogo em que um aluno procura descobrir um animal marinho habitante da Ria de Aveiro, através de questões feitas a colegas, uma vez que ele mostra ao grupo uma determinada imagem desse animal, que a turma vê, mas ele desconhece.
sexta-feira | 11h00 – 12h30
Sessão de construção e programação de pequenos robôs da Lego, para resolverem problemas/desafios. Os alunos são convidados a usar pensamento matemático e computacional para desenharem protótipos, programarem e avaliarem a eficácia de propostas de engenharia, de modo a fazerem mover um veículo espacial em Marte.
Domínio: Criar e Inovar
O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, sendo capaz de: Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano.
Domínio: Comunicar e Colaborar
Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.
sexta-feira | 12h30 – 14h00
Almoço
Atividade lúdica “Futebol humano”: Jogo de futebol entre duas equipas em que o jogador é a bola.
sexta-feira | 14h00 – 14h30
Avaliação da semana da Escola Ciência Viva.
sexta-feira | 14h30 – 15h30
Este é o momento especial da semana em que os alunos têm a possibilidade de contactar com um investigador das mais diversificadas áreas do conhecimento. O objetivo desta interação é promover o diálogo face-a-face entre alunos e quem faz ciência, de modo a dar uma visão mais real da vida e do trabalho dos investigadores que nele participam. Os intervenientes são convidados a partilhar as suas experiências, as suas histórias de vida e os seus conhecimentos científicos, com apresentação de recursos e materiais representativos da sua atividade profissional, sempre numa linguagem adaptada a crianças desta faixa etária.