Horário

segunda-feira

À descoberta da Fábrica | 9h30 – 10h30

segunda-feira | 9h30 – 10h30

Apresentação da equipa responsável. Visita a todos os espaços onde decorrerá a Escola Ciência Viva.

Intervalo da manhã com as Atividades Lúdicas ``Discoteca da boa educação`` | 10h30 – 11h00

segunda-feira | 10h30 – 11h00

Lanche

Atividade lúdica “Discoteca da boa educação”: Dinâmica que promove hábitos de boa educação.

Objetivos

  • Desenvolver a capacidade de interpretação de instruções orais;
  • Promover a capacidade de observação;
  • Desenvolver o pensamento lógico;
  • Refletir sobre as nossas atitudes de reconhecimento e gratidão;
  • Estimular as atitudes de civismo, delicadeza e educação.

Ciência à mesa | 11h00 – 12h30

segunda-feira | 11h00 – 12h30

Atividade laboratorial em que é abordada a importância de uma alimentação saudável e as principais macromoléculas e grupos de nutrientes presentes nos alimentos.

Ligação aos currículos escolares

BLOCO 1 – À DESCOBERTA DE SI MESMO

A saúde do seu corpo (1º ano):

  • Conhecer normas de higiene alimentar (importância de uma alimentação variada, lavar bem os alimentos que se consomem crus, desvantagem do consumo excessivo de doces, refrigerantes…).

A saúde do seu corpo (2º ano):

  • Conhecer e aplicar normas de higiene alimentar ((identificação dos alimentos indispensáveis a uma vida saudável, verificação do prazo de validade dos alimentos…).

Aprendizagens essenciais de Estudo do Meio

  • Identificar fatores que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo, desenvolvendo rotinas diárias de higiene pessoal, alimentar, do vestuário e dos espaços de uso coletivo.

Intervalo de almoço com a Atividade Lúdica ``Mãos na Massa`` | 12h30 – 14h00

segunda-feira | 12h30 – 14h00

Almoço

Atividade lúdica “Mãos na massa”: Visita à Exposição “Mãos na massa” para exploração livre e divertida de diversos módulos interativos de ciência.

Objetivos

  • Vivenciar fenómenos diversos de ciência, alguns deles do dia-a-dia;
  • Demonstrar pensamento científico (questionar, colocar hipóteses e experimentar);
  • Aprender a brincar;
  • Fomentar o desenvolvimento pessoal e social assim como a sua inserção em grupo.

Os bons condutores testam-se à luz | 14h00 – 15h30

segunda-feira | 14h00 – 15h30

Atividade laboratorial para classificar materiais (sólidos e líquidos) em bons condutores e maus condutores (isoladores) da corrente elétrica e para montar circuitos elétricos com pilhas, interruptores e lâmpadas associadas em série e em paralelo.

Ligação aos currículos escolares

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS AO ESTUDO DO MEIO

  • Comparar diversos materiais, por exemplo, através dos circuitos elétricos, indicando se são isoladores ou condutores elétricos, e discutir as suas aplicações, bem como as regras de segurança na sua utilização.

terça-feira

Os sedimentos escondem vida | 9h30 – 10h30

terça-feira | 9h30 – 10h30

Aula laboratorial sobre o meio marinho, em particular os invertebrados presentes no substrato móvel. Envolve: elucidação, observação à lupa eletrónica das características e funções dos principais grupos de invertebrados marinhos e reflexão sobre as consequências da atividade humana no oceano.

Ligação aos currículos escolares

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS AO ESTUDO DO MEIO

  • Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza.
  • Reconhecer que os seres vivos se reproduzem e que os seus descendentes apresentam características semelhantes aos progenitores, mas também diferem em algumas delas.
  • Relacionar fatores do ambiente (ar, luz, temperatura, água, solo) com condições indispensáveis a diferentes etapas da vida das plantas e dos animais, a partir da realização de atividades experimentais.
  • Identificar os diferentes agentes erosivos (vento, águas correntes, ondas, precipitação, etc.), reconhecendo que dão origem a diferentes paisagens à superfície da Terra.
  • Distinguir diferentes formas de interferência do Oceano na vida humana (clima, saúde, alimentação, etc.).
  • Identificar plantas e animais em vias de extinção ou mesmo extintos, investigando as razões que conduziram a essa situação.
  • Reconhecer de que forma a atividade humana interfere no oceano (poluição, alterações nas zonas costeiras e rios, etc.).
  • Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.

Intervalo da manhã com Atividade Lúdica livre | 10h30 – 11h00

terça-feira | 10h30 – 11h00

Lanche

Atividade lúdica Livre: Atividades escolhidas pelos alunos.

Objetivos

  • Promover o desenvolvimento físico-motor;
  • Fomentar a interação entre os alunos.

Hora do Código | 11h00 – 12h30

terça-feira | 11h00 – 12h30

Atividade para promoção da literacia digital e computação. Pretende mostrar que a programação está ao alcance de todos e explorar de forma divertida algumas noções fundamentais de programação: ciclo, decisão condicional, erros de lógica em processamento computacional de informação.

Ligação aos currículos escolares

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Domínio: Comunicar e Colaborar

  • Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital (um texto, um vídeo, uma apresentação, entre outros);
  • Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.

Domínio: Criar e Inovar

O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, sendo capaz de: Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano.

  • Identificar e compreender a utilização do digital e o seu potencial na compreensão do mundo que os rodeia;
  • Compreender a importância da produção de artefactos digitais;
  • Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos;
  • Identificar e resolver problemas matemáticos simples, com apoio em ferramentas digitais;
  • Criar algoritmos de complexidade baixa para a resolução de desafios e problemas específicos;
  • Distinguir as características, funcionalidades e aplicabilidade de diferentes objetos tangíveis (robôs, drones, entre outros);
  • Resolver desafios através da programação de objetos tangíveis.

Intervalo de almoço com as Atividades Lúdicas ``Jogos de tabuleiro`` | 12h30 – 14h00

terça-feira | 12h30 – 14h00

Almoço

Atividade lúdica “Jogos de tabuleiro”: Jogos diversos, promotores da resolução de problemas, de operações matemáticas e do desenvolvimento da memória e raciocínio lógico.

Objetivos

  • Estimular a capacidade de atenção e concentração;
  • Promover a resolução de problemas e de operações matemáticas;
  • Desenvolver a memória e o raciocínio lógico;
  • Fomentar o desenvolvimento pessoal e social assim como a sua inserção em grupo.

Atividade lúdica “Vamos dançar”: 15 min

Descrição: Os alunos acompanham uma música com gestos.

Não é magia, são células especiais! | 14h00 – 15h30

terça-feira | 14h00 – 15h30

A partir da narração de uma história, explora-se o texto (interpretando, resumindo, recontando) e aflora-se a importância dos sistemas do nosso organismo, das células sanguíneas, suas funções-base. Pratica-se observação ao microscópio e fomenta-se um comportamento cívico interventivo.

Ligação aos currículos escolares

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE PORTUGUÊS

  • Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.
  • Planear, produzir e avaliar discursos orais breves, com vocabulário variado e frases complexas, individualmente ou em grupo.
  • Usar a palavra para exprimir opiniões e partilhar ideias de forma audível, com boa articulação, entoação e ritmos adequados.
  • Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados por histórias ou poemas ouvidos ou lidos.
  • Escrever relatos (com situação inicial, peripécias e conclusão), com descrição e relato do discurso das personagens, representado por meio de discurso direto e de discurso indireto.

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ESTUDO DO MEIO

  • Descrever, de forma simplificada (…) os sistemas (…) circulatório, (…) reconhecendo que o seu bom funcionamento implica cuidados específicos.
  • Reconhecer mecanismos simples de defesa do organismo.
  • Reconhecer a importância da evolução tecnológica para a evolução da sociedade, relacionando (…) soluções tecnológicas com diferentes necessidades e problemas do quotidiano (previsão/ mitigação da ocorrência de (…) –problemas de– saúde, (…).).
  • Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, (…) e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.

quarta-feira

Arte e Ciência numa luminária | 9h30 – 10h30

quarta-feira | 9h30 – 10h30

Atividade de projeto maker dedicada à construção, pelos alunos em grupo, de uma luminária, usando diversas técnicas tais como furar, cortar, soldar, colar a quente, desenhar e montar um circuito elétrico simples.

Ligação aos currículos escolares

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ESTUDO DO MEIO

  • Manipular, imaginar, criar ou transformar objetos técnicos simples;
  • Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para resolver situações e problemas do quotidiano.

Programa de Estudo do Meio (Bloco 5, 4º Ano)

Manusear objetos em situações concretas (tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina fotográfica e de escrever, gravador, retroprojetor, projetor de diapositivos, lupa, bússola, microscópio…) .

  • Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização e conservação.
  • Reconhecer a importância da leitura das instruções e/ou normas de utilização.

Intervalo da manhã com a Atividade Lúdica ``Garrafinha de veneno`` | 10h30 – 11h00

quarta-feira | 10h30 – 11h00

Lanche

Atividade lúdica “Garrafinha de veneno”: Jogo em que um dos participantes enumera diferentes tipos de líquidos para conteúdo da garrafinha. Quando disser “garrafinha de veneno” irá apanhar um aluno para ser a próxima garrafinha de veneno.

Objetivos

  • Promover o desenvolvimento físico-mental e a habilidade motora;
  • Estimular a capacidade de atenção e concentração;
  • Desenvolver atitudes favoráveis à atividade física.

Arte e Ciência numa luminária | 11h00 – 12h30

quarta-feira | 11h00 – 12h30

Continuação da atividade “Arte e Ciência numa luminária”

Intervalo de almoço com a Atividade Lúdica ``Ora bolas!`` | 12h30 – 14h00

quarta-feira | 12h30 – 14h00

Almoço

Atividade lúdica “Ora bolas!”: Realização de diferentes jogos utilizando bolas.

Objetivos

  • Promover o desenvolvimento físico-mental e a habilidade motora;
  • Estimular a interajuda, a estratégia e o espírito de equipa;
  • Desenvolver atitudes favoráveis à atividade física;
  • Estimular atitudes que promovam a autoestima do outro.
  • Melhorar o desempenho na pontaria e força;
  • Promover a capacidade de memória visual;
  • Melhorar o desempenho na execução de atividades que requeiram flexibilidade, agilidade e velocidade;
  • Fomentar atitudes favoráveis ao trabalho em equipa.

Viagem ao sistema solar | 14h00 – 15h30

quarta-feira | 14h00 – 15h30

Viagem fictícia, num planetário, aos planetas do nosso Sistema Solar, para conhecer algumas das suas particularidades, observar constelações e verificar a importância da estrela polar na orientação. Esta atividade permite ainda conhecer outros processos de localização dos pontos cardeais (posição do Sol, bússola e tamanho da sombra); simular e compreender as consequências dos movimentos de rotação da Terra (sucessão dos dias e das noites) e da sua translação (estações do ano).

Ligação aos currículos escolares

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ESTUDO DO MEIO – 3º ANO

  • Relacionar os movimentos de rotação e translação da Terra com a sucessão do dia e da noite e a existência de estações do ano.
  • Utilizar instrumentos de medida, para orientação e localização no espaço de elementos naturais e humanos do meio local e da região onde vive, tendo como referência os pontos cardeais.

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ESTUDO DO MEIO – 4º ANO

  • Localizar o planeta Terra no Sistema Solar, representando-o de diversas formas.
  • Utilizar diversos processos para referenciar os pontos cardeais (posição do Sol, bússola, estrela polar), na orientação, localização e deslocação à superfície da Terra.

quinta-feira

Sobre morcegos, não haja dúvidas | 9h30 – 10h30

quinta-feira | 9h30 – 10h30

Aula para desmistificar ideias pré-concebidas sobre estes mamíferos, relevando a importância dos morcegos no equilíbrio dos ecossistemas e sensibilizando os alunos para a sua preservação (combatendo a noção de que os morcegos são perigosos e devem ser extintos: noção incorreta de boa parte da população).

Ligação aos currículos escolares

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ESTUDO DO MEIO

  • Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da natureza.
  • Reconhecer que os seres vivos se reproduzem e que os seus descendentes apresentam caraterísticas semelhantes aos progenitores, mas também diferem em algumas delas.
  • Reconhecer o modo como as modificações ambientais (desflorestação, incêndios, assoreamento, poluição) provocam desequilíbrios nos ecossistemas e influenciam a vida dos seres vivos (sobrevivência, morte e migração) e da sociedade.
  • Identificar plantas e animais em vias de extinção ou mesmo extintos, investigando as razões que conduziram a essa situação.

Intervalo da manhã com Atividade Lúdica livre | 10h30 – 11h00

quinta-feira | 10h30 –11h00

Lanche

Atividade lúdica livre: Atividades escolhidas pelos alunos.

Objetivos

  • Promover o desenvolvimento físico-motor;
  • Fomentar a interação entre os alunos.

A eletricidade experimenta-se e representa-se | 11h00 – 12h30

quinta-feira | 11h00 – 12h30

Atividade laboratorial para montar diversos circuitos elétricos e fazer a sua representação usando simbologia universal. Estudam-se também os efeitos no brilho de uma lâmpada, resultantes da associação em série de diversos elementos de pilha.

Ligação aos currículos escolares

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ESTUDO DO MEIO

  • Comparar diversos materiais, por exemplo através dos circuitos elétricos, indicando se são isoladores ou condutores elétricos, e discutir as suas aplicações, bem como as regras de segurança na sua utilização.

Intervalo de almoço com a Atividade Lúdica ``Ímanes humanóides`` | 12h30 – 14h00

quinta-feira | 12h30 – 14h00

Almoço

Atividade lúdica “Ímanes humanóides”: Desafio em que os alunos assumem o papel de íman e deverão, portanto, estabelecer diversos tipos de interações.

Objetivos

  • Identificar, num íman, os dois polos;
  • Conhecer as condições para se verificar atração e repulsão entre ímanes;
  • Promover o desenvolvimento físico-mental e a habilidade motora;
  • Melhorar o desempenho na execução de atividades que requeiram flexibilidade, agilidade e velocidade;
  • Fomentar atitudes favoráveis ao trabalho em equipa.

Abre-te Cérebro: penso … logo resolvo! | 14h00 – 15h30

quinta-feira | 14h00 – 15h30

Atividade de resolução de problemas em grupo, envolvendo raciocínio e linguagem matemática, usando números (naturais e racionais não negativos) e operações diversas.

Ligação aos currículos escolares

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE MATEMÁTICA

  • Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.
  • Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.
  • Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática.
  • Reconhecer relações numéricas e propriedades das operações e utilizá-las em situações de cálculo.
  • Reconhecer e memorizar factos básicos da multiplicação e da divisão.
  • Calcular com números racionais não negativos na representação decimal, recorrendo ao cálculo mental e a algoritmos.
  • Representar números racionais não negativos na forma de fração, decimal e percentagem; estabelecer relações entre as diferentes representações e utilizá-los em diferentes contextos, matemáticos e não matemáticos.

sexta-feira

Ria de Aveiro – património nosso | 9h30 – 10h30

sexta-feira | 9h30 – 10h30

Atividade, em grupo, em que os alunos partem para uma “viagem” cheia de desafios, a fim de explorarem aspetos geográficos, geológicos e biológicos da Ria de Aveiro. Os desafios permitirão aos alunos entender os motivos pelos quais a Ria de Aveiro é património natural e histórico-cultural.

Ligação aos currículos escolares

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ESTUDO DO MEIO

  • Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza.
  • Identificar os diferentes agentes erosivos (vento, águas correntes, ondas, precipitação, etc.), reconhecendo que dão origem a diferentes paisagens à superfície da Terra.
  • Reconhecer o modo como as modificações ambientais (desflorestação, incêndios, assoreamento, poluição) provocam desequilíbrios nos ecossistemas e influenciam a vida dos seres vivos (sobrevivência, morte e migração) e da sociedade.
  • Identificar plantas e animais em vias de extinção ou mesmo extintos, investigando as razões que conduziram a essa situação.
  • Utilizar representações cartográficas, a diferentes escalas (em suporte de papel ou digital), para localizar formas de relevo, rios, lagos e lagoas em Portugal.
  • Recolher amostras de rochas e de solos agrupando-as de acordo com as suas propriedades (cor, textura, dureza, cheiro, permeabilidade) e exemplificar a sua aplicabilidade.
  • Reconhecer e valorizar o património natural e cultural – local, nacional, etc.- identificando na paisagem elementos naturais (sítios geológicos, espaços da Rede Natura, etc.) e vestígios materiais do passado (edifícios, pontes, moinhos e estátuas, etc.), costumes, tradições, símbolos e efemérides.
  • Identificar um problema ambiental ou social existente na sua comunidade (resíduos sólidos urbanos, poluição, pobreza, desemprego, exclusão social, etc.), propondo soluções de resolução.
  • Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.

Intervalo da manhã com a Atividade Lúdica ``Quem é quem?`` | 10h30 – 11h00

sexta-feira | 10h30 – 11h00

Lanche

Atividade lúdica “Quem é quem?”:  Jogo em que um aluno procura descobrir um animal marinho habitante da Ria de Aveiro, através de questões feitas a colegas, uma vez que ele mostra ao grupo uma determinada imagem desse animal, que a turma vê, mas ele desconhece.

Objetivos

  • Relembrar alguns conteúdos referidos nas atividades;
  • Estimular a formulação lógica de questões;
  • Desenvolver o raciocínio dedutivo.

Vamos construir um Robô | 11h00 – 12h30

sexta-feira | 11h00 – 12h30

Sessão de construção e programação de pequenos robôs da Lego, para resolverem problemas/desafios. Os alunos são convidados a usar pensamento matemático e computacional para desenharem protótipos, programarem e avaliarem a eficácia de propostas de engenharia, de modo a fazerem mover um veículo espacial em Marte.

Ligação aos currículos escolares

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Domínio: Criar e Inovar

O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, sendo capaz de: Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano.

  • Identificar e compreender a utilização do digital e o seu potencial na compreensão do mundo que os rodeia;
  • Compreender a importância da produção de artefactos digitais;
  • Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos;
  • Identificar e resolver problemas matemáticos simples, com apoio em ferramentas digitais;
  • Criar algoritmos de complexidade baixa para a resolução de desafios e problemas específicos;
  • Distinguir as características, funcionalidades e aplicabilidade de diferentes objetos tangíveis (robôs, drones, entre outros);
  • Resolver desafios através da programação de objetos tangíveis.

Domínio: Comunicar e Colaborar

  • Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital (um texto, um vídeo, uma apresentação, entre outros);

Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.

Intervalo de Almoço com Atividade Lúdica ``Futebol Humano``| 12h30 – 14h00

sexta-feira | 12h30 – 14h00

Almoço

Atividade lúdica “Futebol humano”: Jogo de futebol entre duas equipas em que o jogador é a bola.

Objetivos

  • Promover o desenvolvimento físico-mental e a habilidade motora;
  • Melhorar o desempenho na execução de atividades que requeiram resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade;
  • Desenvolver atitudes favoráveis à atividade física.

Avaliação final | 14h00 – 14h30

sexta-feira | 14h00 – 14h30

Avaliação da semana da Escola Ciência Viva.

Objetivos

  • Conhecer a satisfação dos alunos sobre as atividades desenvolvidas
  • Melhorar aspetos menos apreciados nas aulas

Conversa com o cientista | 14h30 – 15h30

sexta-feira | 14h30 – 15h30

Este é o momento especial da semana em que os alunos têm a possibilidade de contactar com um investigador das mais diversificadas áreas do conhecimento. O objetivo desta interação é promover o diálogo face-a-face entre alunos e quem faz ciência, de modo a dar uma visão mais real da vida e do trabalho dos investigadores que nele participam. Os intervenientes são convidados a partilhar as suas experiências, as suas histórias de vida e os seus conhecimentos científicos, com apresentação de recursos e materiais representativos da sua atividade profissional, sempre numa linguagem adaptada a crianças desta faixa etária.

Objetivos

  • Conhecer o trabalho de um cientista;
  • Desmistificar estereótipos associados à figura de cientista;
  • Motivar para carreiras de ciência e de investigação.